Aproveitei minha escala em Dubai na volta das Maldivas para conhecer o novíssimo Louvre Abu Dhabi, estava super curiosa para conhecer esse projeto do arquiteto francês Jean Nouvel. Nouvel é autor da intervenção do Museu Reina Sofia em Madrid, Instituto do Mundo Árabe em Paris, Fundação Cartier em Paris e o novo Le Bains de Docks entre outros inúmeros projetos pelo mundo.
O museu é uma parceria de 30 anos firmada entre os Emirados Árabes e França. Durante esse período acontecerá um intercâmbio de obras de arte entre os países.
A construção durou 10 anos e o projeto criou uma ilha artificial onde estão os diversos prédios do museu, auditório, museu infantil, galerias e oficinas são alguns deles. Tudo isso circundado pela água do Golfo Pérsico e protegido pela incrível cúpula que filtra a luz natural e cria diferentes sombras nos pátios internos.
O emirado de Abu Dhabi pretende se tornar um polo de arte e cultura no Oriente Médio e a construção do museu é só uma etapa desse projeto ambicioso. Por enquanto o acervo próprio é bem pequeno, a maioria das obras expostas são empréstimos de outros museus do mundo.
Louvre Abu Dhabi
Dicas práticas para organizar a visita:
- A compra de ingressos pode ser feita diretamente no site do museu. Compre com antecedência para evitar filas. Louvre Abu Dhabi
- A viagem à partir de Dubai dura aproximadamente 1:30 hora. E é bem tranquila, estrada ótima.
- Reserve pelo menos 2 horas para conhecer o museu.
- Reserve um dia inteiro de passeio por Abu Dhabi com motorista privativo, diversas empresas prestam esse serviço em Dubai.
Combine sua vista ao Louvre com:
- Visita à Sheikh Zayed Gran Mosque (Grande Mesquita), a maior e mais importante mesquita de Abu Dhabi. Leia esse post da Mayte sobre a mesquita, está incrível.
MESQUITA AL ZAYED EM ABU-DHABI – UM SONHO QUE VOCÊ TAMBÉM TEM QUE VIVER!
- Ferrari World, parque temático e museu para os aficcionados em automobilismo. Com a montanha russa mais rápida do mundo.
- Yas Mall, shopping center no mesmo complexo que o Ferrari World, boa opção para almoçar e fazer algumas compras, o shopping é bem completo e muito mais vazio e agradável do que os shoppings de Dubai. Tem até churrascaria brasileira para quem estiver na fissura.